sábado, novembro 05, 2005

20051105– FANIQUEIRA INDOOR MATOSINHOS

Como seria de esperar, quero começar por agradecer aos meus co-organizadores (o Jorge Costa e o David Cunha) o facto de termos conseguido preparar mais uma prova para a nossa curta história de Faniqueirices.
Os preparativos que, em certo momento, pareciam ir acabar em NADA, lá levaram um empurrão do David e a coisa lá andou.
Falta-me ainda agradecer a todo o pessoal do Kart Center de Matosinhos e obviamente a todos os amigos que se inscreveram e participaram.
www.kartcenterdematosinhos.com



A PROVA
Mecânica de 5 min. de treinos mais 30 min. de prova.
7 equipas de 3 elementos.
Grelha para a prova definida pela média dos tempos de cada equipa nos treinos.

AS EQUIPAS
A BANDA: Gil Costa, Jorge Costa, Miguel Silva;
MARAVILHA: Afonso Matos, Victor Mendes, Josué Ramos;
EAGLES ON RIDE: Nuno Oliveira, Jorge Oliveira, António Valadas;
AUZESSES: Alicio Ribeiro, Miguel Ribeiro, David Cunha;
3 DUKES: Artur Furtado, André Paula, Pedro Maria;
CARROCEIROS: Filipe Esteves, Francisco Alexandre, António Sequeira;
MEIRELES: Adelino Meireles, Marco Grieco, Rui Meireles.

OS RESULTADOS
QUALIFICAÇÃO:
3 DUKES (35,94);
EAGLES ON RIDE (36,55);
A BANDA (36,58);
MARAVILHA (36,68);
AUZESSES (37,04);
MEIRELES (37,09);
CARROCEIROS (38,91).
RESULTADO FINAL:
MARAVILHA (29:54,09);
AUZESSES (30:00,72);
3 DUKES (- 1 Volta);
CARROCEIROS (- 1 Volta);
MEIRELES (- 3 Voltas);
A BANDA (- 5 Voltas);
EAGLES ON RIDE (- 6 Voltas).
VOLTA MAIS RÁPIDA:
MARAVILHA, Josué Ramos (28,41);
AUZESSES, David Cunha (28,73);
EAGLES ON RIDE, António Valadas (28,78).

RESUMO
MARAVILHA: Prova bastante regular. Partiram em 4º lugar mas no final da 2ª volta já estavam em 2º. Conseguiram manter sempre o ritmo, não perdendo de vista os 3 DUKES que se mantinham no primeiro lugar. Na 20ª volta, ascendem ao primeiro lugar mas são obrigados a largá-lo com um stop-and-go por terem ultrapassado durante as “bandeiras amarelas” do acidente dos EAGLES ON RIDE. Conseguem manter o ritmo e recuperam a primeira posição na 46ª volta, conseguindo também aguentar a pressão dos AUZESSES que entretanto foram subindo a largos passos durante a corrida.

AUZESSES: Prova marcada pela escalada de posições. Com uma qualificação pouco feliz, arrancaram em 5º. As primeiras voltas foram um pouco modestas, o que fez com que na 7ª volta, fossem os primeiros a ser dobrados pelos 3 DUKES. Com o avançar da prova, o primeiro piloto foi melhorando os tempos, melhorando 3 segundos o tempo por volta. Com a ajuda de uma boa estratégia de equipa e uma verdadeira escalada nos tempos por volta (começaram na casa dos 33 e acabaram nos 29) conseguiram recuperar de 5º com duas voltas de atraso, acabando em 2º a 6 segundos dos vencedores.

3 DUKES: Prova marcada por um início muito rápido. Tirando proveito de terem largado em 1º, iniciaram a prova com toda a garra, segurando bem o 1º lugar na primeira metade da mesma. Com o decorrer da prova, mesmo mantendo um ritmo competitivo, não conseguiram aguentar a pressão exercida pelos adversários mais próximos, acabando por perder duas posições em duas voltas e sendo dobrados na última volta da prova. Subiram ao 3º lugar do pódio, numa prova que parecia mais promissora no seu início.

CARROCEIROS: Prova marcada pela luta constante. Partiram em último, mas na 4ª volta já estavam em 4º, tendo portanto subido 3 posições. No decorrer da prova, rolaram em 3º durante 13 voltas, mas sempre alternando lugares com os MEIRELES. Durante toda a prova a luta constante foi-se mantendo, tornando a prova bastante interessante. Os três pilotos conseguiram médias muito competitivas. Tem que se recordar a excentricidade do Chico, desesperado, impulsivo, mas correcto em pista, aos pulos no kart, na tentativa de arrancar mais umas décimas ao seu tempo por volta. Acabaram por finalizar a prova em 4º lugar mas um lugar no pódio era também bem merecido.

MEIRELES: Prova muito idêntica à dos CARROCEIROS mas com um final menos brilhante. Partiram de penúltimos, mas na 8ª volta já estavam em 4º, tendo chegado a 3º na 10ª volta. Durante a prova rodaram em 3º em 8 das 57 voltas. Foram-se mantendo entre a 4ª e 5ª posições mas uma quarta passagem na boxe a 10 voltas do final, acabou com a luta com os CARROCEIROS. Mesmo assim, a vantagem construída sobre A BANDA e os EAGLES ON RIDE foi suficiente para não perder o 5º lugar e acabar nessa posição.

A BANDA: Prova muito na desportiva. Apesar de toda a atitude e vontade demonstradas, a equipa não conseguiu um bom resultado. Largaram em 3º da grelha mas na 9ª volta já estavam com uma de atraso e na 15ª, com a mudança de piloto estavam com 3 voltas de atraso para o líder da corrida. A competitividade acabou por ser recuperada mas dois piões atiraram por terra qualquer possibilidade de recuperação. Intitulando-se A BANDA, fizeram a prova a tocar viola e com uma excelente atitude, ficaram-se pelo 5º lugar com 5 voltas de atraso.

EAGLES ON RIDE: Prova marcada pelo azar. Largaram em 2º, desceram para 3º na segunda volta mas conseguiam distanciar-se do 4º, ganhando-lhe entre 1 a 2 segundos por volta. Já estavam a 14 segundos do 4º quando acontece o primeiro azar. Durante a dobragem de um piloto, há um pequeno despiste que faz com que o kart fique encostado e engatado nos pneus, saindo só com a ajuda do mecânico da pista. Com isto, caem para últimos. Voltam à luta e em apenas duas voltas já estão em 5º lugar. Na 20ª volta, devido a uma falta de concentração, dá-se um despiste feio e uma batida nos pneus que, felizmente, só teve consequências graves para o kart. Após confirmação de que o piloto estava bem, exceptuando uns hematomas e umas escoriações, a equipa troca de kart e volta à pista. Os pilotos conseguem excelentes tempos mas era impossível recuperar 6 voltas de atraso para o líder. Acabaram em último, com o 7º lugar e com 6 voltas de atraso.

No final, só foi pena o muito pouco convívio entre os pilotos. Afinal, o convívio é o principal motivo para se juntar um bom grupo de amigos.

PREVISÃO DA PRÓXIMA PROVA:
Kartódromo de Baltar, inscrições individuais, lá para Fevereiro ou Março.

Mais informações: sadoprior@hotmail.com ou pendura27@gmail.com
Mais fotos em: http://fotos.sapo.pt/jota no folder Karting

Josué Ramos

2 comentários:

Josué Ramos disse...

Não te chateies, Afonso.
Mesmo com o preciosismo regulamentar, ainda levaram uma volta de avanço...
Se não fomos os MAIORES, então fomos o quê?

pendura27 disse...

Só querem mais provas lá para Fevereiro???
Querem gozar a vitória durante tanto tempo?
Façam já uma este fim-de-semana e vão ver quantas voltas levam de atraso!...
A sorte não acompanha sempre os mesmos.
Não há bem que sempre dure!...
Seus medricas.